Calopsita não gosta de frio e nem de fumaça

foto do criadouro com calopsita lutino* à frente e a silvestre** atrás

Por terem a temperatura corporal alta - em torno de 41 graus - as calopsitas não podem ficar expostas ao frio, ao vento, à chuva ou a ambientes com ar-condicionado. Outro veneno para o sistema respiratório delas é a cozinha: a fumaça de uma panela de teflon, por exemplo, pode matá-las. Cigarro também faz mal.
A dieta ideal para filhotes inclui uma dose diária de papinha própria e mistura de grãos com pouco girassol. Animais adultos devem comer folhas verde-escuras (couve, agrião, rúcula e brócolis) e legumes crus (cenoura, abobrinha e pepino). A mistura de grãos funciona como petisco.
*Lutino
Ave branca apresenta ausência de melanina, por essa razão o bico e pés são rosados e olhos avermelhados. A sua coloração vai desde uma coloração no corpo quase branca até um amarelo forte. Existe ainda a combinação do lutino com outras mutações, surgindo então Lutino-Pérola, Lutino-Arlequim, Lutino-Canela, etc. Algumas ave lutinas e albinas apresentam uma falha de penas logo abaixo do topete, que é uma herança de falha genética. Geralmente os exemplares de lutinos apresentam uma ausência de penas embaixo do topete, que é caracterizado por falha genética. De uns anos para cá, criadores têm conseguido obter lutinos sem essa falha. Indicamos evitar cruzamento com aves que tenham a falha, na medida do possível, para que os filhotes não a herdem.
**Silvestre
É a cor existente na natureza, por isso chamamos de "silvestre". Quando filhotes, a calopsita é inteiramente cinza e com as bochechas laranjas, mas ao longo das mudas de penas, a partir de aproximadamente os 5 meses de vida, os machos vão adquirindo a coloração amarela, na cabeça e topetepartir desta cor, enquanto que a fêmea permanece com a sua coloração ao longo de sua existência.

1 comentários:

Henrique disse...

Não sei se entendi errado, mas estava escrito que os cromossomos sexuais femininos eram XY e os masculinos XX. "Sexo Ligado : São mutações que não precisam necessariamente ocorrer nos dois alelos para que manifestem na plumagem da ave. Nos machos, por serem XX teria que ocorrer nos dois alelos e na fêmea, por ser XY, poderia ser herdada apenas do pai." Na verdade os cromossomos femininos são XX e os masculinos XY. Apenas uma pequena correção.