Filhotes de Calopsita e a alimentação

clique na imagem para vê-la ampliada

filhotes de calopsita

Após a eclosão dos ovos os pais se revezam no cuidado e alimentação dos filhotes. Normalmente a fêmea fica com os filhotes. Quando ela sai o macho fica no ninho aguardando o retorno dela para poder sair novamente. Tanto a fêmea quanto o macho alimentam o filhote diretamente no bico. Atentem que nem todos os ovos eclodem, obrigatoriamente. O período de duas semanas é crucial no crescimento dos filhotes. Quanto mais os filhotes receberem alimento diretamente dos pais mais saudáveis eles serão. Quando se quer amansar calopsitas normalmente se retiram os filhotes durante o final deste período . Antes disto há grande chance dos filhotes morrerem. Atualmente tem-se a tendência de tentar amansar calopsitas somente a partir dos três meses de vida. Desta forma garante-se uma maior saúde e longevidade da ave. Embora deva-se evitar ao máximo se mexer em ninhos neste período temos que atentar para dois fatos :

Primeiro : algumas vezes um filhote acaba saindo do ninho propriamente dito, indo para a 'ante-sala' ( onde há a abertura redonda de entrada do ninho ) . Caso o filhote seja novo e fique lá são grandes as chances de sua morte. Filhotes não conseguem gerar o seu próprio calor de forma adequada. Permanecendo na câmara do ninho é aquecido pelos pais e, quando há mais de um filhote, pelo próprio irmão. Nestes casos é interessante uma avaliação adequada e que se tente pôr de volta o filhote na câmara principal.

Segundo : algumas vezes os pais acabam não alimentando os filhotes ou acabam alimentando-os menos do que deveriam. Nestes casos os filhotes podem simplesmente morrer por inanição. Temos também a possibilidade de que, por algum motivo, os pais abandonem o ninho. Em qualquer destes casos se não tomarmos alguma ação os filhotes certamente morrerão. Devemos lembrar, sempre, que calopsitas são aves naturalmente assustadiças. Um grande susto ou grande alteração de seu ambiente de forma repentina pode ocasionar tais abandonos. Nestes casos temos que proceder, nós mesmos, à alimentação deste filhotes.

A alimentação dos filhotes com poucos dias ou semanas de vida deve ser efetuado com cuidado e critério. Atualmente existem, no mercado, diversos alimentos destinados à alimentação de filhotes de aves. Marcas como CC-Albium, Beppler, Alcon têm colocado à disposição do criador alimentos que atendem a este fim. Se possível devemos procurar alimentos voltados a psitacídeos. Nem sempre é possível esta escolha, sobretudo em lugares muito afastados dos grandes centros urbanos ou onde não haja grande saída de produtos para aves. Atualmente a Alcon tem para venda alimentos especialmente voltados para filhotes de psitacídeos, caso das Calopsitas. Junto com as embalagens segue também a forma de preparo dos mesmos.
Via de regra o alimento - em pó - deve ser dissolvido em água morna e servida aos filhotes. Embora filhotes possam aceitar alimentos frios observa-se uma aceitação maior quando a alimentação se dá morna. Os filhotes podem, inicialmente, não aceitar de bom grado este tipo de alimento. Devemos, entretanto, insistir para garantir a vida da ave. Alguns criadores se utilizam de seringas. Enchem-na de alimento e colocam dentro do bico da ave. A Cockatiel Society aconselha que os filhotes sejam primeiramente aquecidos e colocados sobre uma superfície devidamente 'acolchoada' por panos de forma que o filhote possa sentir o mínimo possível de frio.
Fonte: OMNIVERSO

6 comentários:

Fernanda Zaraya disse...

Gostaria de deixar registrado meus parabéns por todo o site, riquíssimo em informações e muito bem escrito! Comecei a acompanhar agora, sou veterinária mas não criadora, tenho um casal apenas como pet, mas tenho aprendido bastante aqui no seu blog.
Parabéns

Helena disse...

Mãe,

Que lindo os filhotes.... adorei tudo!! Fiquei com saudades da minha branquela...descarreguei minha máquina e achei milhões de fotos dela.... se quiser!!! Bjos

Luciana disse...

Adquiri recentemente uma calopsita da dona Maria helena,ele é lindo...Indico a todos que queiram comprar pássaros saudáveis,amados e de boa procedência.Ela cuida bem deles e tem muito carinho por eles,adorei conhecê-la,virei sua fã!Parabéns pelas dicas do blog e pelo carinho que tem por sua criação.Em breve irei comprar com ela um nenê Ring Neck,não vejo a hora,vi os filhotinhos e eles estão lindoooooos!!!Luciana

Helena disse...

Eu amo essas bichinhas....

kevin_hi6 disse...

comprei uma hoje e pelo q vi é macho tem as bochechas bem alaranjadas e a cabeça bem amarelas , ela como muito pouco estou dando a papinha a ela mas nao como muito bem , o q faço para ela comer mais , nem vejo o papo dela cheinho ela ja esta com todas as penas ....me ajudem por favor.

cleide disse...

meu calopsita botou 16 ovos agora ela esta mtt triste no fundo da gaiola eu acho q e peito seco ....o q eu devo fazer com esta situação ?o outro casl botou 5 tiro 4 mas tira um por dia dai foi morrendo ficou só um dai ele arreganhou as perna o que eu devo fazer com esta outra situação ?obg pela atenção

    Fish

    Share it

    Pássaros

    Loading...

    calopsitas

    Loading...