Ficha Técnica Calopsita



Cockatiel Clay Charm by ~mercedesbird on deviantART

FICHA

  • Alimentação:
Diariamente oferecer composto de 20% de alpiste, 50% de painço, 15% de arroz com casca, 10% de aveia e 5% de girassol;
De duas a três vezes por semana, oferecer ração para cães, frutas e legumes em pedaços e verduras como couve, almeirão, espinafre, chicória, bem lavados. Em dias alternados, oferecer milho verde, mas se houver filhotinhos, passar a oferecer todos os dias.

Os grãos germinados de girassol, painço, aveia com casca, milho seco, trigo e arroz sem casca, pão duro, os integrais e os secos também devem ser dados.

Já a areia grossa e lavada e farinha de ostras ajudarão na digestão e serão excelentes fontes de cálcio. Ainda deve ser dado o carvão vegetal em pedaços ou moído, misturado com areia e com farinha de ostras.

Os ossos de siba não devem ser esquecidos também.



  • Reprodução:
A partir de 12 meses ela poerá se reproduzir. Identificação por dimorfismo sexual. Postura de 4 a 7 ovos com incubação de 17 a 22 dias. Reproduz o ano inteiro, mas aconselha-se tirar apenas 2 ou 3 ninhadas por ano. Caso queira interromper a reprodução, basta retirar o ninho. Separar os filhotes dos pais com 8 semanas de vida.




  • Instalações:
Gaiolões de 1 x 0,4 x 0,5 m para 1 casal, e um ninho de madeira do lado de fora compondo uma caixa horizontal com 20 x 20 cm de frente De preferência com uma entrada redonda e 35 cm de comprimento.

Dois poleiros de diâmetros diferentes, variando de 1,5 a 2,5 cm, instalado em local ventilado, mas sem correntes de ar. É preciso que receba o sol da manhã.

Já os viveiros devem ter de 3 x 1 x 2 m para 1 casal e de 4 x 3 x 2 m para os filhotes. Podem ser de tijolos de barro rebocados, de alvenaria, de placas de cimento, de blocos de cimento revestidos de argamassa, com cobertura de telhas de cerâmica em 1/3 do viveiro, protegendo os comedouros e ninho, tela galvanizada de cerca de ½ polegada e fio 18 e piso de concreto com escoamento para água. Dois poleiros de madeira, vasilhas de barro ou louça e uma separada para tomar banho. a ventilação e o recebimento da luz do sol devem ser idênticas as das gaiolas.



  • Ensinando a falar e assobiar:
Se você alimentar na mão desde filhote, criar sozinha e exercitar diariamente as falas e os assobios, poderá se surpreender com a graça da Calopsita.

Desenhos de Calopsitas


Cockatiel designs by ~moonmystique on deviantART