Dicas de livro: Cuide Bem do seu pássaro




'Cuide Bem do seu Passáro' traz idéias e sugestões para deixar seu passarinho saudável e feliz. O livro traz dicas de como escolher uma gaiola segura e espaçosa, brinquedos e providenciar uma alimentação balanceada.
Título: Cuide Bem do seu Pássaro
Subtítulo: Um Guia com Centenas de Dicas e Idéias Para Garantir o Bem-Estar do Seu Animal de Estimação
Autor: Liz Palika
Editora: Publifolha
Edição: 1a. edição, 2001 / 1a. reimpressão, 2003
Idioma: Português
Número de páginas: 64 páginas
Formato: 12,5 cm x 17,7 cm (largura x altura)
Especificação: Couché fosco 115g/m², 4x4 cores, Brochura
Peso: 95 gramas
ISBN: 85-7402-298-5
Área: Bichos



Preço: R$ 17,90


Veja na Livraria da Folha

Colorações de Ring Neck


  1. Lutino:




2. Azul:




3. Verde:

Fotos Criadouro Digital



4. Cinza:


5. Lawcing:



6. Branca:




Vídeo: Alimentando um filhote de calopsita

Um vídeo muito interessante que eu achei no youtube mostrando como se alimenta uma calopsita:
Alimentando um filhote de calopsita de 33 dias de vida com sonda, usando papinha da megazoo, uma seringa e uma sonda.

Calopsitas são ótimos animais de estimação



Do jornal Correio de Uberlândia, tirei essa reportagem muito interessante:

Inteligentes e carinhosos, eles conquistam mais as famílias

Uma ave inteligente e bela tem conquistado espaço nos lares brasileiros. Com um jeito carinhoso, a calopsita é capaz de interagir com o dono de forma parecida com cães e gatos. O pássaro, facilmente domesticado, imita sons, palavras, assovia e pode ficar solto pela casa. De origem australiana, as calopsitas, assim como outras aves, não nascem mansas. Mas, segundo o criador João Henrique Rodrigues da Cunha Filho, quando adestrado, desde filhote, o pássaro se torna dócil e interativo.
A ave é retirada do ninho entre 15 e 25 dias de vida. Nessa fase começa o processo de treinamento da calopsita, que consiste em alimentá-la no bico até o filhote completar 50 dias. “O ideal é adquirir a ave mansa, quando ela já se alimenta sozinha e dá o pé”, disse João Henrique Filho.

Após a compra, o dono deve incentivar as brincadeiras, como catar piolho, assoviar, entre outras. ”A interação do dono com a calopsita é muito importante para que a ave permaneça mansa. Se isso não ocorrer, o filhote volta a ficar arisco”, disse.

Carinho não pode faltar

Carinho e brincadeiras é o que não falta na vida de Elvis, uma calopsita de 2 anos. Sua dona, a estudante Ana Paula Rezende conta que, quando Elvis chegou a sua casa, não imaginava que iria se encantar pela ave. “Ele é um amor. Quando chego começa a cantar. Todos da família se divertem ao escutar o Elvis tentando imitar todos os sons que escuta”, disse a estudante.

Ana Paula conta que a calopsita adora ficar fora da gaiola. “Quando estou em casa, solto Elvis e ele fica o tempo todo atrás de mim. Só não o deixamos o dia todo solto porque optei por não cortar suas asas e fico com medo de ele fugir”, afirmou.
Segundo o criador da ave, o ideal é aparar as asas da calopsita uma vez por ano, sempre que ocorrer a troca das penas. “É preciso cortar as asas não porque ele quer fugir, mas se ela se assustar com algo pode voar e não conseguir voltar para casa”, disse João Henrique Filho.

Ele afirma que qualquer pessoa pode ter uma calopsita. “Por não ser um pássaro da nossa fauna, não há necessidade de registro de legalização porque ele é um animal que sobrevive e se reproduz somente em cativeiro”, disse João Henrique Filho.

Segundo o criador, a calopsita é um animal fácil de cuidar. Sua alimentação é composta por mistura de sementes (painço, alpiste, aveia, girassol e arroz). “Podem-se oferecer também milho verde, maçã e couve. Alguns criadores preferem tratar a ave com rações industrializadas. O importante é oferecer ao pássaro comida à vontade, água limpa e carinho”, disse.

Saiba mais

A calopsita é muito inteligente, aprende vários assovios e até algumas palavras.

Bem tratada, a calopsita retribui o carinho recebido andando o tempo todo atrás do dono até que consiga chamar sua atenção para possíveis brincadeiras ou agrado.

A ave pode viver até 20 anos.

Existem várias cores de calopsitas: amarelas, brancas, arlequins, pérola, canela e outras mutações. Cinza é sua cor original.

Reformas até Janeiro

Devido à reformas nas instalações, estarei fora até meados de Janeiro. Mas continuarei atualizando o blog sempre que possível com assuntos interesantes!
Entrem em contato por email: dedenalr@gmail.com


Ring Neck Azul


Lembram dos filhotes de Ring Neck?


Esse é o filhote azul, acompanhado o pai.
 
Não está lindo, esse Ring Neck Azul??