Filhotes de Calopsita e a alimentação

clique na imagem para vê-la ampliada

filhotes de calopsita

Após a eclosão dos ovos os pais se revezam no cuidado e alimentação dos filhotes. Normalmente a fêmea fica com os filhotes. Quando ela sai o macho fica no ninho aguardando o retorno dela para poder sair novamente. Tanto a fêmea quanto o macho alimentam o filhote diretamente no bico. Atentem que nem todos os ovos eclodem, obrigatoriamente. O período de duas semanas é crucial no crescimento dos filhotes. Quanto mais os filhotes receberem alimento diretamente dos pais mais saudáveis eles serão. Quando se quer amansar calopsitas normalmente se retiram os filhotes durante o final deste período . Antes disto há grande chance dos filhotes morrerem. Atualmente tem-se a tendência de tentar amansar calopsitas somente a partir dos três meses de vida. Desta forma garante-se uma maior saúde e longevidade da ave. Embora deva-se evitar ao máximo se mexer em ninhos neste período temos que atentar para dois fatos :

Primeiro : algumas vezes um filhote acaba saindo do ninho propriamente dito, indo para a 'ante-sala' ( onde há a abertura redonda de entrada do ninho ) . Caso o filhote seja novo e fique lá são grandes as chances de sua morte. Filhotes não conseguem gerar o seu próprio calor de forma adequada. Permanecendo na câmara do ninho é aquecido pelos pais e, quando há mais de um filhote, pelo próprio irmão. Nestes casos é interessante uma avaliação adequada e que se tente pôr de volta o filhote na câmara principal.

Segundo : algumas vezes os pais acabam não alimentando os filhotes ou acabam alimentando-os menos do que deveriam. Nestes casos os filhotes podem simplesmente morrer por inanição. Temos também a possibilidade de que, por algum motivo, os pais abandonem o ninho. Em qualquer destes casos se não tomarmos alguma ação os filhotes certamente morrerão. Devemos lembrar, sempre, que calopsitas são aves naturalmente assustadiças. Um grande susto ou grande alteração de seu ambiente de forma repentina pode ocasionar tais abandonos. Nestes casos temos que proceder, nós mesmos, à alimentação deste filhotes.

A alimentação dos filhotes com poucos dias ou semanas de vida deve ser efetuado com cuidado e critério. Atualmente existem, no mercado, diversos alimentos destinados à alimentação de filhotes de aves. Marcas como CC-Albium, Beppler, Alcon têm colocado à disposição do criador alimentos que atendem a este fim. Se possível devemos procurar alimentos voltados a psitacídeos. Nem sempre é possível esta escolha, sobretudo em lugares muito afastados dos grandes centros urbanos ou onde não haja grande saída de produtos para aves. Atualmente a Alcon tem para venda alimentos especialmente voltados para filhotes de psitacídeos, caso das Calopsitas. Junto com as embalagens segue também a forma de preparo dos mesmos.
Via de regra o alimento - em pó - deve ser dissolvido em água morna e servida aos filhotes. Embora filhotes possam aceitar alimentos frios observa-se uma aceitação maior quando a alimentação se dá morna. Os filhotes podem, inicialmente, não aceitar de bom grado este tipo de alimento. Devemos, entretanto, insistir para garantir a vida da ave. Alguns criadores se utilizam de seringas. Enchem-na de alimento e colocam dentro do bico da ave. A Cockatiel Society aconselha que os filhotes sejam primeiramente aquecidos e colocados sobre uma superfície devidamente 'acolchoada' por panos de forma que o filhote possa sentir o mínimo possível de frio.
Fonte: OMNIVERSO

Nasceram os filhotes de ring neck!!!

O 4º avo ainda não eclodiu, mas 3 filhotes já nasceram saudáveis!


papai ringneck orgulhoso!

Informações sobre Ring neck

Ring neck macho do criadouro



    • Nome Científico
      Psittacula krameri

    • Origem
      India, Ceilão, Senegal e Guiné
    • Características
      Extremamente resistentes e excelentes reprodutores. São pais dedicados e confiáveis e criam seus filhotes sem problemasVivem e reproduzem bem numa grande variedade de viveiros e ninho
    • Tamanho
      Variam de 37 a 43cm
    • Diferenças de gênero
      O macho apresenta um anel no pescoço em forma de colar. A fêmea também possui o anel, mas em cor mais discreta.. Os jovens são semelhantes à fêmea, mas são mais amarelados e com a cauda mais curta.
    • Habitat Natural
      Bosques, regiões montanhosas e aridas
    • Estilo de Vida
      Costumam fazer seus ninhos em buracos de árvores ou em buracos localizados em paredes rochosas ou em ruinas.
    • Alimentação
      Sementes, frutas e legumes variados
    • Comportamento
      Em liberdade, vivem em casais e formam grandes grupos e costumam gritar para chamar seu bando ou dar avisos.
    • Criação
      A reprodução inicia quando as aves atingem 3 anos de idade. A fêmea põe entre três e seis ovos, que podem ser chocados somente por ela ou pelo casal. O período de incubação dura de 22 a 24 dias. Os filhotes são alimentados pelos pais.
    • Mutações
      Na natureza a grande maioria é verde. Mas possuem mutações nas cores amarelas, beges, brancas, cinza, azuis e violeta (raro).
    • Particularidades
      Estas aves conseguem imitar a voz humana com muita clareza. São criados como animais de estimação há muitos anos.
      Fonte: Ring Neck Brasil

    Você perdeu ou achou uma calopsita?

    No portal das calopsitas ha um link onde pode-se postar as calopsitas achadas e perdidas, inclusive com foto.
    Não deixe de conferir!
    http://www.portaldascalopsitas.com.br/perdidasencontradas.htm

    Calopsitas machos assoviam e às vezes falam

    Calopsitas adoram assobiar – especialmente os machos. Quando se assobia para uma Calopsita, ela normalmente responde e inicia uma simpática “conversação”. Aprendem até a assobiar músicas. Ainda que não seja o forte da espécie, a Calopsita pode aprender a falar. Com muito treinamento é possível que emita pelo menos algumas palavras.

    Para ensinar a falar deve-se separar o macho de outras aves(inclusive calopsitas) e cria-lo separado, exercitando todos os dias com paciência, apenas o macho fala ou assobia a fêmea apenas pia e chia.

    Calopsita com coloração pérola*

    *Pérola
    O perolado são "pintas" de cor amarela ou branca marcadas no corpo da Calopsita. A coloração difere bastante, devido a variação da quantidade e intensidade do perolado. Nos machos, à medida que torna-se adulto, após ter passado pelas mudas de penas, o perolado vai desaparecendo, ao cabo de aproximadamente um ano de vida, ficando totalmente sem o perolado, enquanto que na fêmea se mantém.



    Calopsita Cara Branca Albino


    Cara Branca Lutino (Albino)

    A mutação Cara Branca Lutino, conhecida também como Albino, é uma combinação da mutação Cara Branca com a Lutino. Desse cruzamento conseguiu-se uma ave branca com olhos vermelhos e pés e bicos rosados, decorrente da ausência de melanina.

    Para obter filhotes albinos, o modo mais fácil seria cruzar duas aves albinas, mas veja a seguir as combinações possíveis

    Pai Albino x Mãe Albina -> filhotes albinos machos e fêmeas
    Pai Albino x Mãe Cara Branca (não albina) -> se nascerem filhotes albinos, serão fêmeas
    Pai Cara Branca (não albino e nem portador de INO) x Mãe Albina -> não nascem filhotes albinos
    Pai Cara Branca portador de INO x Mãe Albina -> se nascerem filotes albinos, serão tanto machos quanto fêmeas

    Para que uma calopsita Lutina (macho ou fêmea) possa gerar filhotes albinos, ela deverá no mínimo portar a mutação Cara branca, isto é, o pai ou a mãe dessa ave deve ser necessariamente um Cara branca.

    Algumas calopsitas albinas apresentam uma coloração canela nas costas e asas, algumas com uma tonalidade mais ou menos intensa. Nesse caso, não se trata da mutação Canela, mas sim herança genética dessa coloração proveniente de aves lutinas que apresentam a cor canela.
    Ao criar Caras Brancas Lutinos (albinos) seja cuidadoso nas aves lutinas que eventualmente sejam usadas no cruzamento, e escolha as que não tenham ausência de penas atrás do topete, decorrentes de falha genética.

    A calopsita é fácil de cuidar e se afeiçoa ao dono

    Murra

    Elas são brincalhonas, relativamente fáceis de cuidar e estão cada vez mais populares entre os donos de animais de estimação. Originárias da Austrália, as calopsitas não precisam de autorização do Ibama para serem comercializadas. Segundo o veterinário André Sena Maia, da Bird - que tem mais de 900 clientes proprietários da espécie - as aves devem ser compradas jovens, por volta dos 2 meses de idade.
    Como é muito difícil amansar uma calopsita, o ideal é levar para casa um exemplar já dócil. Esses animais se apegam aos donos, a ponto de deixarem de comer ao sentir a falta deles", explica André.
    fonte: clesio.net

    Calopsita não gosta de frio e nem de fumaça

    foto do criadouro com calopsita lutino* à frente e a silvestre** atrás

    Por terem a temperatura corporal alta - em torno de 41 graus - as calopsitas não podem ficar expostas ao frio, ao vento, à chuva ou a ambientes com ar-condicionado. Outro veneno para o sistema respiratório delas é a cozinha: a fumaça de uma panela de teflon, por exemplo, pode matá-las. Cigarro também faz mal.
    A dieta ideal para filhotes inclui uma dose diária de papinha própria e mistura de grãos com pouco girassol. Animais adultos devem comer folhas verde-escuras (couve, agrião, rúcula e brócolis) e legumes crus (cenoura, abobrinha e pepino). A mistura de grãos funciona como petisco.
    *Lutino
    Ave branca apresenta ausência de melanina, por essa razão o bico e pés são rosados e olhos avermelhados. A sua coloração vai desde uma coloração no corpo quase branca até um amarelo forte. Existe ainda a combinação do lutino com outras mutações, surgindo então Lutino-Pérola, Lutino-Arlequim, Lutino-Canela, etc. Algumas ave lutinas e albinas apresentam uma falha de penas logo abaixo do topete, que é uma herança de falha genética. Geralmente os exemplares de lutinos apresentam uma ausência de penas embaixo do topete, que é caracterizado por falha genética. De uns anos para cá, criadores têm conseguido obter lutinos sem essa falha. Indicamos evitar cruzamento com aves que tenham a falha, na medida do possível, para que os filhotes não a herdem.
    **Silvestre
    É a cor existente na natureza, por isso chamamos de "silvestre". Quando filhotes, a calopsita é inteiramente cinza e com as bochechas laranjas, mas ao longo das mudas de penas, a partir de aproximadamente os 5 meses de vida, os machos vão adquirindo a coloração amarela, na cabeça e topetepartir desta cor, enquanto que a fêmea permanece com a sua coloração ao longo de sua existência.